Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em "Aceitar", concorda com a nossa política de Cookies.
Fórmula Química

Manchas de Ferro em Couros Atanados

Por: Marcus Schmidt em 31.10.2014

Manchas De Ferro Em Couros Atanados

O tanino é um curtente vegetal utilizado para curtir couros sola, couro cabedal e recurtir couros curtidos ao cromo, conferindo a estes artigos propriedades especiais. Porem o tanino é muito sensível a sais de ferro (quando em contato), produzindo manchas pretas ou mesmo escurecendo todo um curtimento, quando presentes na água de processo.

Para evitar manchas e mesmo curtimentos escurecidos, a pratica usual tem sido utilizar ácidos apropriados no curtimento de couros ao tanino. Este processo elimina manchas já existentes e evita o surgimento de novas, além de conferir aos couros curtidos, uma cor clara. Alguns ácidos, no entanto, fazem com que surja uma cor rósea no couro curtido ao tanino, depois que o mesmo for exposto à luz.

Modernamente utilizam-se derivados de uma substância para neutralizar a ação dos sais de ferro sobre o tanino.

Estes produtos são encontrados sob a forma líquida e a dosagem de uso pode ser muito baixa. Podem também ser adicionados durante o processo de acabamento ou depois de pronto o artigo.


 

 

VEJA: LIMPADOR PARA ATANADO

            LIMPADOR – 23446

Nenhum comentário

Deixe seu comentário



Fórmula Química
 - Rua Três de Maio, 20
São Jorge - Novo Hamburgo - RS - CEP 93534-430 - Telefone: 51 3066.4148